Para pensar e discutir assertividade, civilidade é necessário lembrar e conhecer nossos direitos, você os conhece??
A Declaração dos Direitos Humanos foram adotados pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1948. E nosso país (Brasil) é um dos signatários da Declaração.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” (artigo 1º).
“Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.” (artigo 2º)
“Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”(artigo 3º)
“Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.” (artigo 4º)
“Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.” (artigo 5º)
“Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.” (artigo 6º)
É preciso saber onde começa e onde termina nossos direitos, é preciso respeitar o direito do outro, assim como queremos valer o nosso direito. Ao pensar e refletir a respeito dos Direitos que é de todos, o próximo passo: conhecer a si mesmo, construir e reconstruir a identidade pessoal, social no coletivo. E o próximo passo é tentar ser assertivo.
*Quer saber mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos
Fabiana Pereira crp08/11830
Nenhum comentário:
Postar um comentário