
Ter uma visão sistêmica é perceber tudo aquilo em que faz parte do nosso mundo interno e externo, por exemplo: nossas habilidades, conhecimentos, o ambiente, nossas decisões, nosso futruro. É a inter-relação entre os elementos, tudo está ligado, nossas ações, nossas escolhas, as pessoas com quem convivemos, e o que pensamos, fazemos, pode refletir em todo o sistema, que são os elementos. E para iniciar essa visão, tente primeiro olhar para si mesmo, comece pelo processo do autoconhecimento, domine seu interior, tente perceber seus impulsos, ou seja, tente perceber seu estado de atenção: assim: como seu corpo fica quando você está irritado? Você já percebeu? Como inicia essa irritação, é ataravés do pensamento, alguém provoca e você logo reage? Como é? tente perceber tudo aquilo que você sente, suas emoções e suas reações a elas. Após esse exercício, que eu sei que não é rápido e nem fácil, mas necessário, tente fazer o mesmo com o mundo externo. Começa a enxergar suas ações hoje no futuro, pensar naquilo que deseja para você no futuro e planeje, visualize e tente perceber quais decisões tem que tomar para que seu desejo aconteça.
Fabiana Pereira crp 08/11830
Perceber a si mesmo como membro de uma rede interligada de indivíduos é agir sistemicamente. Quem acredita que o universo gira ao seu redor, perde uma infinidade de oportunidades de receber luz de outros que brilham, e refletir luz ao seu redor.
Como no xadrez, para ser vitorioso no jogo da vida, é preciso pensar vários lances à frente e conhecer todas as jogadas feitas em outras partidas. Assim tem-se o melhor movimento, mexe-se apenas uma pequena peça, mas isso pode mudar toda a história do jogo.
Dulce Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário