O QUE SÃO MITOS?
Os mitos são expressões culturais utilizadas pelo homem como meio de se comunicar universalmente, ou seja, são as religiões, as literaturas, expressões artísticas, folclore, fábulas, entre outros que tem a finalidade de trabalhar com os temas da vida cotidiana: separação, abandono, traição, casamento, criação, paixão, e muitos outros.
ONDE ENCONTRALOS?
Um exemplo clássico e conhecido até hoje pode dizer a respeito dos mitos gregos, romanos, das histórias do Herói (Hércules, é considerado um deles), dos Deuses, como Zeus, Atena, entre outros, do cristianismo: Jesus, Maria, Judas, Maria Madalena, Moisés, Noé, etc. Dessa maneira, os mitos são histórias da busca do ser humano da verdade, do sentido, de significação, através dos tempos.
Quem nunca ouviu uma história quando criança, já contou alguma aos amigos ou ainda já viu em filmes, teatros, em trabalhos para a escola, em fim, de alguma forma entrou em contato com alguma história.
As histórias podem ser consideradas, algumas delas, um mito, por exemplo, em determinada civilização, como parte de sua cultura, da crença da população de uma época, o mito foi uma maneira que este povo encontrou de pensar o conhecimento e transmiti-lo por várias gerações.
O HOMEM E OS MITOS
E como o mito está presente na vida humana desde sua existência, podem ser utilizados para auxiliar o indivíduo na construção e manutenção de sua história.
Esse auxílio pode é oferecido na terapia, pois a psicoterapia vem com a finalidade de contribuir com o indivíduo no seu crescimento psicológico, na superação de suas dificuldades, desenvolvimento de suas habilidades e esforços para alcançar o que se almeja.
Os mitos podem ser utilizados pelo psicólogo como um dos vários instrumentos terapêuticos na compreensão da queixa trazida pelo indivíduo, bem como sua história de vida, podendo auxiliá-lo na resolução de sua necessidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário