
Resumo dos estágios de desenvolvimento da criança elaborado pelo psicólogo Erik Erikson:
CONFIANÇA BÁSICA (do nascimento até 1 ano): Os bebês obtêm um senso de confiança básica quando as interações com os adultos são agradáveis e prazerosas. Os bebês precisam de pais calorosos, receptivos, previsíveis e sensíveis às suas necessidades. Se eles precisam esperar regularmente um longo tempo para receberem conforto ou se são manuseados apressada e insensivelmente, é provida a desconfiança em relação aos outros.
AUTONOMIA (de1 a 3 anos): A confiança na capacidade para fazer escolhas e decisões são desenvolvidas enquanto as crianças exercitam as habilidades exploratórias de caminhar, de correr, de escalar e de manusear objetos. Os bebês que estão começando a andar e os jovens pré-escolares precisam de pais que lhes permitam escolhas, dentre uma variedade de atividades seguras. Se as crianças são excessivamente restritas, sempre forçadas a fazer as coisas como seus pais desejam, ou se são submetidas a embaraço pelos erros enquanto fazem explorações, a autodúvida crescerá, ao invés da autoconfiança.
INICIATIVA (de
PRODUTIVIDADE (dos 6anos até a puberdade): Durante os anos escolares, as crianças desenvolvem suas capacidades pra o trabalho produtivo, aprendem a trabalhar cooperativamente com os outros e descobrem um senso de orgulho por fazer bem as coisas. As crianças em idade escolar precisam de pais que encorajem seu senso de competência e domínio, dando-lhes responsabilidades e oportunidades para usarem suas habilidades e conhecimento. As pessoas jovens que não possuem tal encorajamento podem desenvolver um senso de inferioridade e crer que jamais serão boas em coisa alguma.
IDENTIDADE (adolescência): Os adolescentes integram o que ganharam nos estágios anteriores em um senso duradouro de identidade; desenvolvem um entendimento de seu lugar na sociedade e formam expectativas para o futuro. Eles necessitam de respeito por sua independência emergente. As crianças que não tiveram suas necessidades satisfeitas neste e em estágios anteriores tendem a sentirem-se confusas sobre quem são e onde desejam chegar.
Gostaria de lembrar aos pais e responsáveis que o que o psicólogo Erik Erikson apresenta em cada estagio de desenvolvimento são atitudes que os pais e responsáveis fazem de forma exagerada ou não fazem nada para contribuírem no desenvolvimento de seu filho.
Lembrando também que na educação dos filhos não existe certo ou errado, o que não pode faltar é amor, compreensão, amizade, respeito, atenção, valores que são aprendidos na dinâmica familiar e são reproduzidos na vida social e somados a novos valores aprendidos em diferentes ambientes e contatos que cada um fará no decorrer da vida.
Fabiana Pereira Crp: 08/11830
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