terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Habilidades Comportamentais necessárias no Relacionamento Profissional


Empatia:

Capacidade manifestada por uma pessoa de sentir o que se sentiria se estivesse na situação ou no lugar da outra pessoa.

E como é???

É saber ouvir a outra pessoa;
Respeitar;
Não emitir julgamentos precipitados a partir de nossas referências e percepções;
Não apresentar preconceitos.

Comportamentos Básicos na Empatia:

Comportamento receptivo - permite que o profissional seja capaz de se concentrar no conteúdo da mensagem e na pessoa, não despendendo energia em atitudes negativas e defensivas em relação ao outro.

Devemos aceitar e respeitar as pessoas, sem julgá-las e atende-las de maneira diferenciada, de acordo com nossos valores e percepções pessoais.

Ouvir a pessoa, prestar atenção, estar sintonizado no que a pessoa diz, na forma como diz, na sua intenção e conteúdo da mensagem.

Benefícios de saber ouvir:

Facilita o desenvolvimento do processo da empatia;

Demonstra respeito e valorização pelo outro;

Entendemos a mensagem, o que facilita a boa comunicação;

Podemos raciocinar melhor sobre o que devemos falar.




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