
Empatia:
Capacidade manifestada por uma pessoa de sentir o que se sentiria se estivesse na situação ou no lugar da outra pessoa.
E como é???
É saber ouvir a outra pessoa;
Respeitar;
Não emitir julgamentos precipitados a partir de nossas referências e percepções;
Não apresentar preconceitos.
Comportamentos Básicos na Empatia:
Comportamento receptivo - permite que o profissional seja capaz de se concentrar no conteúdo da mensagem e na pessoa, não despendendo energia em atitudes negativas e defensivas em relação ao outro.
Devemos aceitar e respeitar as pessoas, sem julgá-las e atende-las de maneira diferenciada, de acordo com nossos valores e percepções pessoais.
Ouvir a pessoa, prestar atenção, estar sintonizado no que a pessoa diz, na forma como diz, na sua intenção e conteúdo da mensagem.
Benefícios de saber ouvir:
• Facilita o desenvolvimento do processo da empatia;
• Demonstra respeito e valorização pelo outro;
• Entendemos a mensagem, o que facilita a boa comunicação;
• Podemos raciocinar melhor sobre o que devemos falar.
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