
Educação é o conjunto de influencias, de ações e de sugestões, exercidas sobre as pessoas no sentido de aproveitar de maneira progressiva, todas as suas possibilidades, no interesse individual e também no interesse coletivo, para que elas se tornem aptas a viverem nos seus ambientes, contribuindo o melhor possível para o bem estar e o progresso da sociedade.
Além de formar cidadãos, a boa Educação, isto é, a boa formação de personalidade, tem que preparar as pessoas para o desempenho de um trabalho profissional que promova a sua realização pessoal baseado na sua vocação, nos seus conhecimentos, na sua situação social, etc...
Para isso, os bons educadores, pais, professores, familiares, etc... Atendem sempre aos interesses espirituais, morais e materiais, porque, na verdade, eles realizam a obra educativa por intermédio do espírito das pessoas, que a projeta para o desenvolvimento da cultura, usos e costumes e interesses materiais.
Nas relações humanas, se percebe os resultados de uma boa Educação, pela habilidade que as pessoas bem educadas têm em viver com eficiência. Sabem trabalhar com suas experiências úteis do passado, e com os conhecimentos que a ensinam construir um futuro melhor. Aprenderam a utilizar todas as suas potencialidades.
Maria Luiza Marins Holtz
Nenhum comentário:
Postar um comentário