sexta-feira, 2 de julho de 2010

BULLING: Você sabe????

Segundo Lopes Neto (2005, aput. Oliveira; Antônio, 2006) o termo bullying oriunda da palavra inglesa “bully” que assemelha ao termo da língua portuguesa como “valentão” ou “machão” que envolve adolescentes excluídos e discriminados, agredidos e/ou machucados por outras pessoas.

Para Oliveira; Antônio (2006), o bullying emerge com ações discriminatórias e práticas freqüentes de violência no cotidiano escolar tratando-se de um tipo de exclusão social capaz de reprimir, intimidar e machucar aos poucos sem ser nunca declarada de fato. A origem pode estar num apelido de mau gosto, em ameaças de agressão ou simplesmente em atitudes de desespero, onde a escola, um importante agente socializador para o adolescente pode tornar-se aversivo para o mesmo, e leva-lo a ser ridicularizado e conseqüentemente torna-lo mais frágil.

Sabe-se que adolescentes afetados pelo bullying podem vir a se tornar adultos com saúde mental desequilibrada, podendo ser desencadeados, dentre outros, transtorno do pânico, crises de ansiedade, e até gerar homicídios cometidos pelos mesmos, auto-extermínio, fragilizando o jovem em sua totalidade, (Oliveira; Antônio, 2006).

De acordo com Constantini (2004, aput. Oliveira; Antônio, 2006), as ações realizadas por intermédio do bullying causam intimidação, preconceito, ameaças, gera violência psicológica e física, são impostos a pessoas mais vulneráveis e incapazes de se defenderem o que leva essas pessoas ao sofrimento, a marginalização e ao isolamento.

Para Oliveira, Antônio (2006) é possível observar uma constate necessidade de auto-afirmação e aceitação no cotidiano do adolescente, em que primeira instancia, apóiam-se na família e posteriormente, em um grupo de amigos os quais o fortalecem seu autoconceito e formação de identidade. E sendo o ambiente escolar onde o adolescente passa grande parte de seu tempo, busca-se companhias semelhantes para se relacionarem e se auto-afirmarem. E nesta busca, às vezes fazem o uso do bullying para aproximar do grupo desejado.

Observar o comportamento do adolescente, possíveis mudanças no mesmo, em casa, com a família, na escola, são uma das maneiras de identificar que algo não está bem com esse adolescente.

A união dos pais, professores, e a comunidade escolar pode contribuir para identificar a ocorrência de bulling. A Informação é a primeira forma de intervenção. É muito importante esclarecer a respeito para depois discutir melhor maneira de agir.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

ANTONIO, P. S. OLIVEIRA, A. Z. Sentimentos do Adolescente Relacionados ao Fenômeno Bullying: Possibilidades para Assistência de Enfermagem neste Contexto. Revista Eletrônica de Enfermagem, V. 08, n. 01, p.30 –41, 2006. Disponível em http:// www.fen.ufq.br/revista/revista8

KNOBEL, M. Orientação Familiar. 2ª edição, Campinas, SP: Papirus, 1996.

SALVO, C. G.; SILVARES, E. F. M.; TONI, Pl. M. Práticas Educativas como forma de Predição de Comportamento e Competência Social. Disponível em http://pepsic.bvs.psi.org.br/pdf/epc/v22n2/v22a08.pdf

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